Luuk van Middelaar is a political theorist and historian. The author of the prizewinning book The Passage to Europe, he just published De nieuwe politiek van Europa, a groundbreaking account of the Union’s new politics.

The Passage to Europe

cover

Duas reações frequentes ao projeto da União Europeia são o entusiasmo com a possibilidade de um continente igualitário e o receio de que tal integração ameace a soberania nacional. Luuk van Middelaar se exime de ambos os extremos neste apanhado histórico que se divide em três enfoques: primeiro, a tensão entre a coletividade europeia e os seus Estados-membros, principalmente no nível da tomada de decisões e da criação de leis; em seguida, a integração do bloco europeu com o restante do mundo, sob as condições impostas por cada circunstância histórica; por fim, o tratamento da UE para com seus indivíduos, a fim de que seus governantes não estejam desvinculados da população. Enfrenta-se, assim, um problema clássico da filosofia – “O que é e como surge a política?” –, mas em uma perspectiva nova, que só a nossa época tornou possível – talvez necessária: a da integração internacional.

year 2017
publisher É Realizações
pages 576
isbn 978-85-8033-308-4
translation Gerrits, Ramon

Europa em transição de Luuk van Middelaar é indispensável para entender a história da União Europeia e o impasse entre ela e seus Estados-membros.”
Cláudio Ribeiro, Cultura Estadao

see reviews